Toda loja física poderia e deveria ter um e-commerce, mesmo que o seu objetivo principal não seja crescer com vendas online, a loja virtual poderá trazer inúmeros benefícios para o seu negócio.
Um e-commerce pode atuar como um ótimo complemento para a loja física, onde você poderá ter seu catálogo completo muito mais próximo do seu cliente. Inclusive integrando com suas redes sociais.
Um e-commerce também pode ser um novo canal de vendas para a sua loja física, aumentando as vendas da empresa e tornando a marca mais conhecida.
Cada empresa tem a sua própria estratégia de crescimento, e um e-commerce pode contribuir com qualquer uma delas. Basta ter um bom planejamento e escolher as ferramentas certas.
JÁ TENHO LOJA FÍSICA, QUAL O PRIMEIRO PASSO PARA MONTAR UM E-COMMERCE?
O primeiro ponto que deverá ser analisado, é o ERP (sistema de gestão de vendas) que a loja utiliza. Provavelmente o seu sistema não é integrado com plataformas de e-commerce, a grande maioria das lojas utiliza sistemas antigos que não foram preparados para as vendas online.
Mas então, o que fazer?
O primeiro movimento para a sua loja ter um e-commerce, é você fazer uma migração para um ERP que integre com as plataformas de E-Commerce. Existem hoje no mercado Brasileiro, ótimas alternativas de sistemas que atendem muito bem as necessidades de uma loja online integrada com uma loja física.
A migração pode parecer um trabalho complicado, mas os benefícios futuros são imensos e fazem valer o trabalho.
Veja abaixo duas opções muito interessantes de ERP para e-commerce:
Tiny ERP – www.tiny.com.br
Bling ERP – www.bling.com.br
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Com mais de 15 anos de experiência no e-commerce, trabalhei em projetos que me proporcionaram muito conhecimento prático e teórico sobre Marketing Digital e Vendas.