Você já deve ter acompanhado diversas empresas que apareceram na internet, cresceram muito rápido, permaneceram ativas durante um período, viraram cases de sucesso e foram divulgadas intensamente nas redes sociais e canais de divulgação. Todos dias nos deparamos com esses casos de sucesso, mas quantas delas conseguem permanecer no topo? São poucas, a maioria desaparece lentamente ou as vezes do dia para a noite somem.
Mas então, o que muda de uma pra outra? Como uma empresa consegue manter a presença online e a outra desaparece?
A resposta é simples, mas o trabalho é grande. Durante o crescimento online, as empresas optam por caminhos às vezes mais fáceis, e que tenham um retorno mais rápido. E essas esquecem de investir no futuro, de criar uma base sólida na internet que vai continuar gerando resultados, mesmo sem o mesmo esforço do começo da trajetória online.
Vou dar um exemplo bem prático, a empresa A decide fazer um post no Facebook promovendo uma oferta, já a empresa B se dedica a criar um post em seu próprio blog, ensinando as pessoas a usarem determinado produto. Tanto a empresa A quanto a empresa B gastaram o seu tempo para desenvolver esse conteúdo, e a empresa A teve também o gasto com a promoção do post e também com o desconto no produto.
A empresa A focou no resultado imediato, já a empresa B criou um conteúdo para a eternidade, e sem custo.
Agora vamos supor que as duas empresas se mantenham fazendo isso durante um ano, e no ano seguinte as duas parem de realizar as suas ações. A empresa A para de fazer os posts com ofertas e a empresa B para de fazer seus posts com conteúdo relacionado ao seu negócio. À partir desse ponto de parada, qual das empresas vocês acham que vai se sair melhor, mantendo seus clientes atuais e conquistando novos seguidores?
Com toda a certeza e por experiência própria, posso dizer que a empresa B continuaria crescendo enquanto a empresa A desapareceria do mapa online.
É claro que apenas ter um blog e falar sobre o seu produto ou serviço não vão garantir essa base sólida, mas esse exemplo é muito bom para abrir nossa mente e ver o que nós fazemos todos os dias a fim de que a nossa reputação online melhore e permaneça.
A base sólida na internet está relacionada a uma série de atividades que a empresa precisa desenvolver no seu dia a dia, usando as ferramentas certas, sabendo medir e analisar os resultados. Essas ações precisam ter um embasamento teórico e serem organizadas em um plano de crescimento online sustentável.
Ao longo de mais de 10 anos trabalhando com e-commerce e marketing, vi muitas empresas crescendo rápido e fechando as portas mais rápido ainda. A internet é maravilhosa, mas tem armadilhas letais para as empresas que não são atentas e não fazem o dever de casa.
E você? Está fazendo o dever de casa? Está investindo corretamente para que sua empresa tenha uma base sólida online?
Se precisar de ajuda para colocar a empresa no trilho do sucesso online, conte comigo!
Com mais de 15 anos de experiência no e-commerce, trabalhei em projetos que me proporcionaram muito conhecimento prático e teórico sobre Marketing Digital e Vendas.
Olá Diogo gostei muito do texto acima. Deixo o meu e-mail para mais novidades. Parabéns pelo trabalho e dedicação.